03 fev Mais um passo para Trevo da Seta
Tráfego nos últimos 200 metros da Via Expressa Sul será alterado para obras na cabeceira norte do elevado no Trevo da Seta
A partir de amanhã, o trânsito na Via Expressa Sul, em Florianópolis, será desviado devido à construção do elevado no Trevo da Seta, no Bairro Costeira. A alteração será feita nos últimos 200 metros da via, com ajuda da Guarda Municipal e Polícia Militar Rodoviária. Daqui a 20 dias, outra mudança no tráfego deve ser feita.
Nesta etapa, o tráfego será desviado para as faixas laterais que estão sendo finalizadas nos dois sentidos da Via Expressa Sul, após a última passarela. A mudança bloqueará parte da Via Expressa para possibilitar as obras da cabeceira norte do elevado, erguida entre o cruzamento da Via Expressa com a Avenida Deputado Diomício de Freitas.
Os motoristas que vêm do Centro e vão para o Sul da Ilha serão desviados para duas faixas laterais, seguindo o caminho normalmente para os bairros do Sul ou aeroporto, pela Avenida Deputado Diomício de Freitas. Para os motoristas que trafegam do Sul da Ilha para o Centro, a via marginal também terá duas faixas, no encontro entre a SC-405 e a Via Expressa Sul.
Para o secretário de Obras do município, José Nilton Alexandre, as alterações não devem causar transtornos para os motoristas, porque serão feitos apenas desvios, mantendo o mesmo sentido. Ele acrescentou que policiais irão orientar o trânsito. O secretário informou que daqui a 20 dias uma nova mudança será feita, quando a sinaleira do trevo será retirada e o tráfego será desviado para a Avenida Jorge Lacerda.
As faixas laterais continuarão sendo usadas quando o elevado estiver pronto. As pistas no sentido Sul-Centro vão servir como acesso à Via Expressa Sul para os motoristas que saem do Bairro Carianos e seguem para a região central da cidade. Os veículos vão passar sob o elevado. O desvio do sentido Centro-Sul da Ilha vai ser transformado numa via direta para quem segue para o aeroporto.
Com capacidade para 35 mil veículos diários, o elevado terá duas estruturas idênticas, que ligarão a Via Expressa ao Sul da Ilha. Os acessos para o aeroporto, Bairro Carianos e Estádio da Ressacada serão feitos sempre por baixo da estrutura. A previsão é que a obra, iniciada em setembro de 2009, esteja concluída até setembro deste ano.
(DC, 03/02/2010)