05 fev Por medida de segurança, alteração no trânsito no Sul da Ilha foi transferida para sexta-feira
Desvio será feito, pela manhã, somente no sentido Centro/bairro
Por medida de segurança, a alteração no trânsito na Via Expressa Sul, em Florianópolis, foi transferida para sexta-feira. O desvio na pista para uma via paralela para a construção do elevado do Trevo da Seta, no bairro Costeira, será feito somente no sentido Centro/bairro. A mudança no sentido bairro/Centro fica para a próxima semana.
Segundo o engenheiro responsável pelas obras, Saulo Silva, a transferência foi feita a pedido da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que solicitou melhorias em alguns pontos da pista. Sendo assim, o primeiro desvio está programado para a manhã desta sexta-feira.
De acordo com a PMRv, ainda não tem horário exato para o início do desvio. O tráfego é que vai definir o momento ideal para fazer a mudança.
Bloqueio
Os desvios vão bloquear parte da Via Expressa para obras da cabeceira norte do elevado, erguida entre o cruzamento da Via Expressa com a avenida Deputado Diomício de Freitas. Os motoristas que vêm do Centro e vão para o Sul da Ilha serão desviados para duas faixas laterais, seguindo o caminho normalmente para os bairros do Sul ou Aeroporto Hercílio Luz, pela avenida Deputado Diomício de Freitas.
Para os motoristas que trafegam do Sul da Ilha para o Centro, a via marginal também terá duas faixas, no encontro entre a SC-405 e a Via Expressa Sul. O secretário de obras de Florianópolis, José Nilton Alexandre, diz que as alterações não devem causar transtornos para os motoristas, porque serão feitos apenas desvios, mantendo o mesmo sentido. Policiais vão orientar o trânsito na região.
Nova mudança em 20 dias
O secretário José Nilton Alexandre informou que daqui a 20 dias uma nova mudança será feita, quando a sinaleira do trevo será retirada e o trânsito será desviado para a avenida Jorge Lacerda.
As faixas laterais continuarão sendo usadas quando o elevado estiver pronto. As pistas no sentido Sul-Centro vão servir como acesso à Via Expressa Sul para os motoristas que saem do Bairro Carianos e seguem para a região central da cidade. Os veículos vão passar sob o elevado.
O desvio do sentido Centro-Sul da Ilha vai ser transformado em uma via direta para quem segue para o aeroporto, sem passar pelo elevado.
O elevado terá duas estruturas idênticas, que ligará a Via Expressa ao Sul da Ilha. Os acessos para o aeroporto, Bairro Carianos e Estádio da Ressacada serão feitos sempre por baixo da estrutura.
A previsão é que a obra, iniciada em setembro de 2009, esteja concluída em setembro desse ano.
(DC, 05/02/2010)