13 jan Prefeitura pede que bebedouros sejam religados nos terminais de ônibus em Florianópolis
Equipamentos foram desativados pela Vigilância Sanitária para evitar transmissão de doenças
A sede de turistas e moradores que frequentam os terminais urbanos em Florianópolis pode estar com os dias contados. A Secretaria de Transportes da Capital solicitou a reativação dos bebedouros nos terminais de ônibus, que estão desligados por medida preventiva à transmissão de doenças.
Um ofício foi encaminhado no dia 5 de janeiro à Companhia Operadora de Terminais de Integração (Cotisa) para que sejam tomadas as medidas necessárias para a reativação dos bebedouros. Segundo o diretor da Companhia, Marcelo Biasotto, o pedido está sendo analisado.
Doenças
De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária e Ambiental de Florianópolis, Thiago Monteiro, está proibido o uso dos bebedouros com jatos de água para evitar a transmissão de doenças, não só como a gripe A, mas a hepatite e a tuberculose. Ele enfatiza o retorno do risco na transmissão da nova gripe com o fim do verão.
Segundo Monteiro, o uso dos bebedouros será permitido com copos individuais ou descartáveis, porém a Cotisa deverá providenciar a mudança.
Instruções
A instrução normativa da Secretaria Municipal de Saúde determinou em novembro de 2009 que os bebedouros de pressão deveriam ter as torneiras a jato lacradas, para que fosse evitado o contato da boca do usuário com a torneira.
Caso não seja possível, por exemplo, lacrar as torneiras ou impedir o contato da boca, os equipamentos deverão ser substituídos por um que permita a retirada da água somente por copos descartáveis ou de uso individual.
Além disso, foi determinado que os bebedouros sejam diariamente higienizados com água e sabão.
(DC, 13/01/2010)