Uma festa para ficar na história

Uma festa para ficar na história

Comemorações de Natal e Ano-Novo começam amanhã à noite na Beira-Mar Norte da Capital
Se, ano passado, as festas de final de ano na Capital custaram cerca de R$ 4 milhões, este ano vão custar R$ 9 milhões. Se foram necessários quatro balsas com fogos de artifício em 2008, agora serão 20 iluminando o céu da cidade, com sete minutos a mais de explosões. Com esta mudança de parâmetro, a prefeitura de Florianópolis promete fazer uma festa “nunca antes vista na história da cidade”, palavras do prefeito Dário Berger pronunciadas, ontem, no lançamento oficial do Fim de Ano dos Sonhos.
A árvore de Natal com 60 metros é uma das atrações consideradas de alto nível e será inaugurada amanhã. Segundo Waldemar Stefan, um dos diretores da empresa Beyondcomm, responsável pelo projeto, mensagens de texto e imagem, encaminhadas por pessoas de qualquer lugar do mundo serão reproduzidas na árvore. As mensagens deverão ser enviadas para um site ou por torpedo, desde que o celular seja da Oi. Os conteúdos serão selecionados e exibidos nas quintas, sextas e sábado. No domingo, será mostrado uma espécie de compilação de todas as mensagens do final de semana.
A prefeitura aposta ainda no show de Andrea Bocelli. Segundo o secretário de Turismo, Mário Cavalazzi, o próprio Bocelli convidou Roberto Carlos, Toquinho e Daniela Mercury para participar do show. Mas ainda não há confirmação das participações. O show acontece estrategicamente no dia 28 de dezembro:
– Em vez de se programar para estar aqui só no Ano Novo, o turista pensará em chegar antes, porque há atrações para ele por aqui – opinou Doreni Caramori Junior, presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif).
Os fogos de artifício também prometem um espetáculo especial. Com os 22 minutos de exposição, a prefeitura pretente fechar a transmissão pelas TVs nacionais da queima de fogos. Isso porque em outras cidades o espetáculo será concluído em até 20 minutos.
– Com este nível, vamos concorrer com cidades como Rio de Janeiro, Natal, Fortaleza e Salvador – afirmou.
A explosão de fogos começará com os canhões das 20 balsas, na Avenida Beira-Mar Norte, durante 17 minutos, e terminará, estrategicamente para a transmissão nacional, com cinco minutos de queima a partir da Ponte Hercílio Luz.
O Fim de Ano dos Sonhos começa sábado e vai até 3 de janeiro, com shows nacionais, apresentação de orquestras e do Ballet Bolshoi, além da tradicional Parada dos Sonhos.
(DC, 04/12/2009)