08 dez Um outro olhar sobre a cidade
Estudantes de escola municipal de Florianópolis fazem reinterpretações de obras do pintor Cipriano
O que une os alunos da Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande, e José Cipriano da Silva? Um trabalho de reconhecimento, valorização e resgate da história da Capital através da nova exposição Florianópolis – Olhar da Nova Geração, aberta ontem e que permanece até dia 30 no ateliê do artista plástico.
A exposição é resultado do projeto acadêmico Pintando a História de Florianópolis, criado e desenvolvido sob coordenação da professora Euclídia Cunha Cachoeira com participação de alunos do 3º ano do ensino fundamental – crianças de 8 a 9 anos –, visando o estudo biográfico e das obras de Cipriano.
O artista plástico é reconhecido não só pelo seu detalhado trabalho, como também por sua incansável luta para preservar e divulgar com suas telas hiperrealistas as principais referências arquitetônicas e culturais da cidade.
Esse empenho com a memória cultural aparece nos retratos de importantes imóveis que contam a história de Florianópolis e região.
De início, o DVD Cipriano – Templos & Patrimônios Históricos da Grande Florianópolis, disponível na biblioteca da escola, foi exibido para os alunos. Em seguida foram feitos estudos da biografia do artista plástico e o convite para uma palestra.
Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com o artista e aprofundar os conhecimentos sobre sua experiência e produção artística.
A seguir, voltaram à sala de aula para observar as cores, as formas e a conexão histórica dos elementos retratados nas telas.
A observação das obras proporcionou aos alunos um maior conhecimento de sua cidade. Como etapa final, cada aluno escolheu uma obra, a partir de reproduções em pôsteres e postais, para fazer uma releitura. O resultado surpreende. A exposição traz, além de 18 obras de Cipriano, trabalhos de 52 alunos.
(DC, 08/12/2009)