03 dez Reforço até março na segurança
Será lançada hoje, às 9h, na Praia Central, a Operação Veraneio 2009/2010 da Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP). A medida pretende reforçar o efetivo policial e de guardas-vidas em praias e balneários do Litoral e em áreas de águas termais, parques aquáticos e estâncias hidrominerais de Santa Catarina. O evento também marca a formatura de 300 guarda-vidas civis que concluíram o curso de capacitação e já podem atuar no Litoral.
A Operação Veraneio ocorrerá de 18 de dezembro a 1º de março de 2010 e envolve as polícias Militar e Civil, o Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Cerca de 1,2 mil guarda-vidas civis e militares estarão espalhados nos 209 postos instalados em 561 quilômetros do Litoral. A PM atuará em 43 municípios, envolvendo cerca de 6 mil policiais, 2,5 mil viaturas, 225 motocicletas, quatro aeronaves e cinco embarcações.
De acordo com o delegado-chefe da Polícia Civil de Santa Catarina, Maurício José Eskudlark, 645 profissionais, entre delegados, agentes e escrivães, serão remanejados para 34 municípios do Litoral e sete do interior. Além disso, haverá reforço extra de 211 policiais que estão concluindo o curso de capacitação da Academia da Polícia Civil.
O Instituto Geral de Perícia terá aumento de efetivo em Itajaí, Balneário Camboriú e Joinville.
(DC, 03/12/2009)