05 nov Setor de construção prepara viagem a Dubai
Nesta quinta-feira acontece na capital catarinense uma palestra preparatória para empresas brasileiras da área de construção que vão participar da missão da CNI aos Emirados, neste mês.
Um grupo de empresas brasileiras do setor de construção civil vai começar a se preparar para desbravar o mercado árabe. Elas vão participar, nesta quinta-feira (5), em Florianópolis, capital catarinense, de um encontro preparatório para uma missão aos Emirados Árabes Unidos. A viagem vai ocorrer entre os dias 19 e 26 de novembro, como iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a organização da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
A gerente de Marketing da Câmara Árabe, Andrea Monteiro, fará a palestra preparatória para as empresas na sede da Fiesc. Ela vai falar sobre o mercado árabe, como ele deve ser trabalhado, qual o melhor caminho para a negociação na região. O diretor de Relações Industriais e Institucionais da Fiesc, Henry Quaresma, e o vice-presidente Regional da entidade, Waldemar Antônio Schmitz, farão a abertura do seminário. Ele começa às 14 horas e é voltado para as companhias que vão participar da missão.
A missão deve levar aos Emirados 33 pessoas, representando 21 empresas da área de construção. Elas são de Santa Catarina e também dos estados de São Paulo, Pernambuco, Maranhão, Roraima e Pará. A palestra de Florianópolis será transmitida por videoconferência para que os empresários dos demais estados possam participar, segundo informações da assessoria de imprensa da Fiesc. A viagem das empresas ocorre durante a realização da Big 5 Show, feira do setor de construção, que acontece de 23 a 26 de novembro.
O estado de Santa Catarina exporta para os países árabes, mas os materiais de construção não estão entre os principais produtos vendidos. Entre janeiro e setembro deste ano, os catarinenses enviaram US$ 369,8 milhões ao mercado árabe. No mesmo período de 2008, o estado teve receita de exportações para a região de US$ 323,6 milhões. Entre os principais produtos enviados, neste ano, estiveram as carnes, motores elétricos e fumo.
(ANBA, 04/11/2009)