19 nov Projeto desenvolvido em parceria entre UFSC, UFCG e Fundação Certi é finalista do Prêmio von Martius de Sustentabilidade
O projeto ´Água fonte de alimento e renda: uma alternativa para o semi-árido`, desenvolvido por laboratórios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a Fundação Centro de Referência em Tecnologia de Inovação (Certi), é um dos dez finalistas do Prêmio von Martius de Sustentabilidade. O projeto piloto está sendo implantado na comunidade Uruçu, localizada no município de São João do Cariri, na Paraíba, para valorizar o uso da água no clima semi-árido brasileiro.
O grande problema do semi-árido é conseguir aproveitar a água salobra escondida nos lençóis freáticos do solo quase desértico, que corresponde a 8% do território brasileiro. A solução apresentada pelo projeto consiste em direcionar o rejeito do processo de dessalinização da água para outras atividades, que além de gerar sustento alimentar podem aumentar a renda dos moradores da região.
Embora seja impróprio para o consumo humano, o rejeito da dessalinização é excelente para o cultivo da microalga Spirulina. Rica em proteínas, a espécie é muito usada em fármacos e como suplemento alimentar. Outros dois destinos viáveis são o cultivo de hortaliças hidropônicas em estufas e a criação de peixes (tilápias).
Os produtos destas atividades podem ser consumidos pelos moradores e ainda gerar renda com a comercialização. Estas alternativas contam com suporte de laboratórios das duas universidades, como os de Biotecnologia Alimentar e de Hidroponia, da UFSC.
O Prêmio von Martius de Sustentabilidade é um dos mais renomados do Brasil e conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, da WWF-Brasil, entre outras instituições internacionais e nacionais. Os dez vencedores serão anunciados na próxima terça-feira, 24/10, em São Paulo. Durante a cerimônia, um dos trabalhos será escolhido para receber a menção honrosa 2009. Esta ano a Câmara Brasil – Alemanha, organizadora do prêmio, recebeu a inscrição de 166 trabalhos.
Mais informações na UFSC:
– Professor Jorge Luiz Barcelos Oliveira, Laboratório de Hidroponia / (48) 3721-5438 / e-mail: jbarcelo@cca.ufsc.br
– Ernani Sant’Anna, Laboratório de Biotecnologia de Alimentos, 3721-5372 / e-mail: ernanis@cca.ufsc.br
(Erich Casagrande, Agecom, 19/11/2009)