Floripa: convênios para fomentar TI

Floripa: convênios para fomentar TI

A Prefeitura Municipal de Florianópolis assina na próxima terça-feira, 17, três convênios de cooperação com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), com objetivo de ampliar a oferta de mão de obra para o setor tecnológico da capital catarinense.

O primeiro convênio tem como objetivo a criação de um programa municipal voltado para formação de recursos humanos para as empresas do setor tecnológico de Florianópolis. Para tanto, prevê dois projetos – um voltado para a sensibilização dos jovens e para identificar talentos que possam atuar no segmento tecnológico, outro para desenvolver uma capacitação básica a este jovem.

O segundo convênio pretende mapear os recursos humanos existentes, a demanda reprimida por profissionais para o setor bem como as suas habilidades e competências desejáveis, além das oportunidades de cursos em funcionamento que complementam o setor tecnológico da capital.

A pesquisa irá mapear quantos e as características dos empregos gerados, os perfis de profissionais, as áreas com maior demanda, quantos estudantes são colocados no mercado anualmente, entre outros indicadores.

Por fim, a prefeitura assinará um convênio relativo a gestão da logomarca Capital da Inovação, que será lançada em breve com o objetivo de posicionar a capital catarinense como centro nacional de produtos e serviços inovadores.

A Acate será a instituição gestora e co-financiadora dos três convênios, tendo a Prefeitura como co-financiadora.

(Márcia Lima, Baguete, 16/11/2009)