Evento debate o direito à diversidade cultural

Evento debate o direito à diversidade cultural

II UNIDIVERSIDADE terá apresentações de danças Afro e Capoeira

Está acontecendo na Unisul o II UNIDIVERSIDADE, que prioriza o direito à diversidade cultural. O evento vai até 25 de novembro com atividades no campus da Pedra Branca – Palhoça.

A segunda edição do UNIDIVERSIDADE traz como temas principais as culturas indígenas, afro-brasileiras e pessoas com deficiência. “Temos três formas de sensibilizar e envolver o nosso público: o debate científico-acadêmico, a arte como entretenimento e a comunicação”, explica o coordenador do projeto professor Jaci Rocha Gonçalves. O professor falou ainda sobre o evento ser um espaço de diálogo sobre temas relacionados às diversas culturas presentes em nosso país.

Em comemoração aos 45 anos da Unisul, as apresentações contribuem para a criação de um olhar mais pluralista no encontro com a diversidade cultural dentro da universidade. Este ano também completa 121 anos da Abolição da Escravatura e sete anos da Declaração do Direito à Diversidade Cultural. É neste cenário que o UNIDIVERSIDADE vem ajudar as pessoas na superação da xenofobia. “Como docente de Antropologia Cultural, estou convicto que a humanidade está para abraçar esta etapa da evolução: tornar homo sapiens sapiens da riqueza do ser diferente. Isto nos une”, comenta o professor Jaci Gonçalves.

Entre as atividades presentes na programação estão oficinas, apresentação teatral, exposição fotográfica e mesa-redonda. O evento é uma realização do Núcleo de Pesquisa Revitalizando Culturas, do Programa de Promoção de Acessibilidade, da Biblioteca Universitária Campus Universitário da Grande Florianópolis e do Projeto OMDA – Organização para o Movimento e o Esporte Adaptado.

(Floripa News, 11/11/2009))