06 out Santa Catarina tem um dos piores índices de saneamento do Brasil
Yves Besse, presidente da Abcon, estabelece um paralelo entre a situação do setor em SC e no Brasil, além de falar sobre o papel das empresas privadas na universalização dos serviços de água e esgoto
Menos de 10% dos municípios de Santa Catarina têm rede de esgoto, o que coloca o estado bem abaixo da média nacional (que é de 56%) e em último lugar em relação à região Sul do país. Utilizando Santa Catarina como exemplo, Yves Besse, diretor-presidente da Abcon (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) participa do 1º Senágua com palestra sobre o impacto de um serviço de saneamento básico na saúde pública, na qualidade de vida e o papel das empresas privadas na universalização dos serviços de água e esgoto. O evento acontece dia 6 de outubro, às 9h, no CentroSul, em Florianópolis. O 1º Senágua vai de 5 a 7 de outubro.
Em Água: Saúde = Qualidade de Vida, Besse alerta que somente 560 mil catarinenses possuem esgoto em suas casas, sendo que no Paraná e no Rio Grande do Sul este número chega a mais de 4 milhões e 2,5 milhões de habitantes, respectivamente. Em sua apresentação, ele irá explicar por que Santa Catarina precisa de R$ 20 bilhões de investimento para solucionar seus problemas de saneamento básico até 2020.
Besse também vai traçar o panorama da situação do saneamento básico no país, o seu impacto no desenvolvimento, além de apresentar cases de sucesso nas parcerias público privadas na área da infraestrutura.
O evento
O Senágua (Seminário Nacional de Água e Desenvolvimento) tem como objetivo discutir e refletir sobre a gestão da água e a sua relação com o território (paisagens, aspectos institucionais, participação e comunicação social, saúde pública, tecnologia, desenvolvimento econômico e bem estar social). Além de demonstrar os aspectos de sustentabilidade dos modelos de gestão dos recursos hídricos e a mobilização da sociedade sobre estes novos paradigmas.
Serviço:
Palestra Água: Saúde = Qualidade de Vida
Yves Besse
Presidente da Abcon
06/out – 9h
CentroSul
Florianópolis, SC
(Bete Leandro, O Barriga Verde, 06/10/2009)