Santa Catarina tem um dos piores índices de saneamento do Brasil

Santa Catarina tem um dos piores índices de saneamento do Brasil

Yves Besse, presidente da Abcon, estabelece um paralelo entre a situação do setor em SC e no Brasil, além de falar sobre o papel das empresas privadas na universalização dos serviços de água e esgoto

Menos de 10% dos municípios de Santa Catarina têm rede de esgoto, o que coloca o estado bem abaixo da média nacional (que é de 56%) e em último lugar em relação à região Sul do país. Utilizando Santa Catarina como exemplo, Yves Besse, diretor-presidente da Abcon (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) participa do 1º Senágua com palestra sobre o impacto de um serviço de saneamento básico na saúde pública, na qualidade de vida e o papel das empresas privadas na universalização dos serviços de água e esgoto. O evento acontece dia 6 de outubro, às 9h, no CentroSul, em Florianópolis. O 1º Senágua vai de 5 a 7 de outubro.

Em Água: Saúde = Qualidade de Vida, Besse alerta que somente 560 mil catarinenses possuem esgoto em suas casas, sendo que no Paraná e no Rio Grande do Sul este número chega a mais de 4 milhões e 2,5 milhões de habitantes, respectivamente. Em sua apresentação, ele irá explicar por que Santa Catarina precisa de R$ 20 bilhões de investimento para solucionar seus problemas de saneamento básico até 2020.

Besse também vai traçar o panorama da situação do saneamento básico no país, o seu impacto no desenvolvimento, além de apresentar cases de sucesso nas parcerias público privadas na área da infraestrutura.

O evento
O Senágua (Seminário Nacional de Água e Desenvolvimento) tem como objetivo discutir e refletir sobre a gestão da água e a sua relação com o território (paisagens, aspectos institucionais, participação e comunicação social, saúde pública, tecnologia, desenvolvimento econômico e bem estar social). Além de demonstrar os aspectos de sustentabilidade dos modelos de gestão dos recursos hídricos e a mobilização da sociedade sobre estes novos paradigmas.

Serviço:
Palestra Água: Saúde = Qualidade de Vida
Yves Besse
Presidente da Abcon
06/out – 9h
CentroSul
Florianópolis, SC

(Bete Leandro, O Barriga Verde, 06/10/2009)