21 out Pesquisa analisa impacto econômico do turismo em SC
Boa parte do potencial dos destinos turísticos de Santa Catarina continua inexplorada. É o que diz a pesquisa elaborada pelo WTTC, Conselho Mundial de Viagem e Turismo, em parceria com a Oxford Economics, que será apresentada oficialmente no próximo dia 29, em Florianópolis.
No evento, em que estarão presentes o presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, a presidente da Embratur, Janine Pires, e o Governo do Estado, também será divulgada uma avaliação da 9ª Conferência Global de Turismo e Viagens, realizada no mês de maio, no Costão do Santinho, na capital catarinense. Essa foi a primeira conferência do órgão realizada na América do Sul.
A pesquisa, que analisa Santa Catarina como um país, avalia que o Estado aparece à frente do Brasil como um todo, em 2009, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) gerado pelo turismo. O documento também contém estudos sobre o potencial de crescimento do PIB do setor de viagens e turismo, da criação de empregos, do investimento de capital, das exportações e sobre os gastos governamentais. Além de apontar possíveis caminhos para o setor no Estado.
O WTTC é o fórum mundial líder no setor de Viagens e Turismo, e trabalha com os governos na conscientização a respeito da importância de um dos maiores responsáveis mundiais pela geração de renda e empregos.
(FloripaCVB, 21/10/2009)