01 out Jardim Botânico
Artigo escrito por Carlos L Kreuz – Diretor de Planejamento da Epagri (DC, 01/10/2009)
Com o anúncio, feito em recente evento público na Fiesc, pelo empresário Eike Batista, de que disponibilizará R$ 20 milhões para os necessários investimentos, o Jardim Botânico de Florianópolis tem tudo para deslanchar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida na cidade.
Planejado pela Epagri e outros órgãos envolvidos para ser implantado em três áreas distintas (centro de treinamento da Epagri, no Bairro Itacorubi; Cidade das Abelhas da Epagri, no Saco Grande; e no empreendimento Sapiens Parque em Canasvieiras), o Jardim Botânico está projetado para atuar, principalmente, na preservação da biodiversidade, na educação ambiental e em pesquisa científica.
A preservação será uma consequência da implantação de coleções representativas de diferentes ecossistemas da Mata Atlântica, tais como restinga, manguezal, floresta ombrófila densa, floresta ombrófila mista e floresta estacional. A educação ambiental virá da implantação de unidades demonstrativas de recuperação ambiental, trilhas ecológicas e da edificação de um centro educação ambiental.
A pesquisa científica estará voltada para a botânica: técnicos apresentarão importantes conhecimentos para aprofundar o entendimento de diferentes espécies do bioma Mata Atlântica, contando com o apoio de laboratórios, herbário, xiloteca, carpoteca, casa de vegetação, viveiro de mudas, etc. Farão parte, também, outras atrações, como o museu da agricultura familiar e o museu da pesquisa e da ciência. Enfim, graças à sensibilidade de um empreendedor, Florianópolis passará a contar com um espaço privilegiado.