08 out Florianópolis demolirá ao menos 80 imóveis
Ao menos 80 casas consideradas irregulares e que estão situadas em áreas de risco em Florianópolis (SC), como encostas, dunas e margens de rios, deverão ser demolidas nos próximos meses. Conforme a Defesa Civil municipal, no total, 180 imóveis estão nessa situação, dos quais cem ainda são habitados.
Desde o início da semana, foi destruída uma casa de madeira no morro da Caieira, no sul da ilha. Para esta quinta-feira (8) está prevista a demolição de mais um imóvel na mesma comunidade, segundo informações de José Carlos Ferreira Rauen, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Praticamente todas as casas estão em risco desde o segundo semestre do ano passado, período no qual foram registradas chuvas intensas na região.
A situação ficou ainda mais crítica após novos temporais que atingiram Santa Catarina no último mês de abril.
Os moradores que ainda residem nas nessas áreas irregulares serão ‘removidos aos poucos’, afirma o secretário. A prefeitura oferece uma ajuda de um salário mínimo para cada família desalojada, por até seis meses, enquanto elas não encontram uma nova residência.
Rauen diz que as demolições estão sendo realizadas por equipes da secretaria, mas uma empresa será contratada para realizar o serviço após a finalização do edital, o que deve demorar cerca de 15 dias.
A prefeitura também criou um disque-denúncia para receber informações sobre ocupações irregulares na cidade. O telefone 161, que ficará sob responsabilidade da guarda municipal, já foi registrado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e começará a funcionar em duas semanas, diz Rauen.
(Diário do Pará, 08/10/2009)