03 set Um cineclube para cada idioma
A Fundação Cultural Badesc inaugura hoje um novo cineclube na Ilha. Além das cinematografias de língua francesa, espanhola e inglesa, a fundação vai abrigar também um núcleo específico para as produções no idioma italiano, em convênio com o Centro de Cultura Italiana.
A estreia será às 18h30min e para começar a nova série de filmes em italino, o homenageado será o ator e diretor Roberto Benigni. Nesse ciclo, serão exibidos quatro títulos, realizados entre 1988 e 2005. Foram escolhidas produções menos conhecidas do público brasileiro, mas todas com direção e atuação de Benigni.
O filme de abertura é O Tigre e a Neve, de 2005, sobre a guerra do Iraque. Na segunda semana, entra em cartaz Pinóquio, de 2003. Completam o ciclo O Monstro, de 1994, e O Pequeno Diabo, de 1988.
Os demaqis cineclubes mantidos pela FCB seguem com programações especiais. O núcleo em parceria com a Aliança Francesa, que tem suas sessões às segundas-feiras, apresenta neste mês, no dia 14, cinco curtas de Alain Resnais: Guernica, As Estátuas Também Morrem, Noite e Neblina, O Canto do Estireno e Toda Memória do Mundo. Dia 20, entra em cartaz a sessão Decididamente Animados, com 12 curtas de diversos diretores franceses. O ciclo é fechado no dia 28, com o drama Nas Cordas, de Magaly Richard-Serrano.
O Cinema Espanhol, exibido às quartas, tem programado quatro filmes de épocas e diretores variados: El Cid para o dia 9; Dom Quixote dia 16; Veneno da Madrugada, dia 23, e Antes do Anoitecer, dia 30.
O cineclube Cinema Chá e Cultura, de língua inglesa, que ocorre uma vez por mês, vai exibir Bent, baseado na peça homônima de Martin Sherman e dirigido por Sean Mathias. No elenco, uma presença inusitada, o vocalista do Rolling Stones, Mick Jagger.
Com a inauguração do cineclube em parceria com o Centro de Cultura Italiana, sobe para oito o número de cineclubes que funcionam no Centro de Florianópolis. A região do entorno da Praça 15, originalmente espaço das salas de cinema de rua até o início dos anos 1990, está de volta às origens. Além dos quatro cineclubes que funcionam na Fundação Badesc, há outros quatro. A região abriga ainda o Cineclube Ieda Beck da Cinemateca Catarinense, Cinema Falado do Museu Victor Meirelles, Cinearth do Museu da Escola Catarinense, e o Cineclube BRDE. Em todas as salas, o ingresso é gratuito.
(DC, 03/09/2009)