14 set Curtas com o selo do Funcine
Duas pré-estreias na mostra que comemora, ao longo da semana, os 20 anos do Fundo Municipal de Cinema
O Fundo Municipal de Cinema promove, a partir de hoje, em Florianópolis, uma mostra com 18 de curtas, a maioria com o selo do Funcine. Também foram incluídos filmes de diretores que estão ligados à gênese do Fundo, o principal órgão municipal de cinema que comemora 20 anos de atividades.
A mostra de curtas é gratuita e será de segunda a sexta-feira, sempre às 19h, no Centro, Lagoa, Armação e Trindade.
Na programação, haverá duas pré-estreias: Sereia, uma animação de Yannet Briggler, na quarta-feira, no Salão Paroquial da Praia da Armação, e, na sexta-feira, será apresentado ET – Emissário da Terra, ficção de Rafael Schlichting e Cláudia Cárdenas. Os dois curtas foram premiados pelo edital do Funcine 2008.
Sereia fala de fenômenos climáticos, como a alta das marés, que provocou transformações radicais na Terra. Após a tragédia, restou pouca superfície de terra no planeta. O cenário é a falta de recursos e solidão. O protagonista é Simão, que pesca uma mulher aparentemente morta e passa a cuidar dela, mas circunstâncias estranhas perturbam o personagem.
ET – Emissário da Terra é a história de um terráqueo que desembarca em um mundo lógico, em que as pessoas se comportam maquinalmente. Prevendo que a chegada de ET possa provocar confusão, o engenheiro-chefe deste planeta lógico manda o visitante de volta para casa. Inutilmente, pois o invasor passa a pregar o Evangelho. Já os lógicos decidem pregar ET numa cruz e esperam que ele ressuscite.
Dentro da programação dos 20 anos, também será divulgado, na próxima sexta-feira, lista dos projetos selecionados no quarto edital do Funcine que tem uma premiação de R$ 120 mil e mais R$ 24 mil em equipamentos da Cinemateca Catarinense. A relação dos premiados será publicada no site www.pmf.sc.gov.br/funcine. Neste ano o edital recebeu 91 inscrições, o dobro do ano passado.
O presidente do Funcine, Iur Gomez, avalia que estes números estabelecem uma matemática da demanda da produção cinematográfica em Florianópolis.
– Este processo é um reflexo das duas faculdades de cinema. Mas, além dos profissionais ligados às universidades, está ocorrendo também uma migração de jornalistas, artistas plásticos e atores para a área de cinema, ampliando a qualidade da produção – diz Iur.
A Mostra 20 Anos do Funcine tem o apoio da Cinemateca Catarinense e da Fundação Franklin Cascaes.
(DC, 14/09/2009)