26 ago Secretaria de Estado do Planejamento recebe Diagnóstico Socioambiental da Grande Florianópolis
Na tarde desta terça-feira (25), o secretário de Estado do Planejamento, Altair Guidi, recebeu da empresa Ambiens Consultoria a primeira versão do Diagnóstico Socioambiental do Litoral Central (Grande Florianópolis), referente ao Gerco – Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro. O estudo já esta disponibilizado no site do Gerco da Secretaria do Planejamento
Dentre os aspectos abordados pelo diagnóstico, destacam-se os estudos sobre as faixas terrestre e marítima da Grande Florianópolis. Quanto à faixa terrestre, o relatório apresenta os dados sobre demografia, uso do solo, infraestrutura e patrimônios históricos e culturais, além de analisar este meio físico-natural (cobertura vegetal, fauna, clima, geologia, hidrografia, conflitos e impactos do uso do solo). Em relação à faixa marítima são analisados os aspectos físicos, como regime de marés, hidrodinâmica, plataforma continental, e os socioeconômicos, referentes ao uso do mar e às atividades nele desenvolvidas (aquicultura, uso náutico e esportivo).
O Diagnóstico Socioambiental também expõe a legislação ambiental, as normatizações nos níveis federal, estadual e municipal, e os planos e políticas públicas estaduais, além das ações estratégicas para a viabilização do programa. O diagnóstico é o primeiro produto, do total de três, do Gerco. Os próximos relatórios serão sobre zoneamento ecológico
econômico e plano de gestão da zona costeira. O trabalho completo permitirá que os empreendimentos dos planos do Gerco sejam implantados de maneira sustentável, seguindo o objetivo central do programa de gerir os recursos ambientais de forma integrada e participativa, com o uso ordenado dos espaços litorâneos.
A empresa Ambiens ressaltou que o trabalho é uma construção contínua, suscetível a mudanças, com a intermediação da sociedade. O Diagnóstico Socioambiental da Grande Florianópolis deverá servir de referência para a elaboração dos estudos referentes aos demais setores do Gerco, já que representa a consolidação da metodologia utilizada.
O secretário Altair Guidi destacou que o trabalho será fundamental para o direcionamento das ações de governo, além de representar a importância do planejamento em programas como o Gerco. “Temos que valorizar o planejamento, pois ele possibilita ações duradouras, com resultados efetivos”, declarou Altair Guidi.
A implantação do Gerco tem a coordenação geral da Diretoria de Desenvolvimento das Cidades da Secretaria de Estado do Planejamento, com a colaboração das secretarias de Desenvolvimento Regional, dos municípios costeiros, da sociedade civil organizada e da iniciativa privada.
(Adjori/SC, 26/08/2009)