12 ago Rir é a arte séria
Homem Bomba é a peça de hoje à noite, no TAC, no 16º Festival Isnard Azevedo
A inquietude com relação ao papel do palhaço na sociedade deu origem ao monólogo Homem Bomba que o grupo Teatro Anônimo apresenta hoje, às 21h, no Teatro Álvaro de Carvalho. A peça faz parte do 16º Floripa Teatro, Festival Isnard Azevedo que acontece até o dia 23 em Florianópolis. Ao longo do dia estão previstas 12 apresentações.
Homem Bomba é uma criação coletiva que o grupo Solos Anônimos começou a pesquisar em 2001 por conta de uma demanda artística de seus integrantes. Dentro dessa perspectiva, em 2004, o ator/palhaço João Carlos Artigos foi a Mallorca (Espanha), para se aprofundar nos conhecimentos do ofício da arte de fazer rir, com o palhaço-bufão italiano Leo Bassi, um dos mais ácidos cômicos da Europa na atualidade.
Da interação entre ambos nasceu o espetáculo que provoca a reflexão sobre o papel do artista, as relações de poder, a educação, o consumo, o cinismo, as perversões, os preconceitos raciais, a brutalidade midiática e a função de cada cidadão na construção de uma sociedade mais justa.
Com roteiro escrito João Carlos Artigos e direção assinada por Bassi, Homem Bomba conta a história de um palhaço que, ao tentar exercer seu trabalho, depara-se com um universo completamente hostil, gerado por um grupo de crianças de classe alta. Contratado para fazer animação numa festa de aniversário infantil, num apartamento da zona Sul carioca, encontra Pedro, 11 anos, que odeia palhaços.
O garoto o desbanca, o humilha e, sem saber, aciona o dispositivo do Homem Bomba. Surge, então, a ideia de provocar medo nas crianças, principalmente no aniversariante. Pedro reage, chantageia o palhaço com a falsa ameaça de abuso sexual, transformando-o em bufão. Fica estabelecido o conflito das diferenças entre negro (Homem Bomba) e branco (Pedro), rico e pobre, zona nobre e periferia. Em linhas gerais, a peça mostra uma espécie de 11 de setembro dos palhaços, com muito humor. Fundado em 1986, o grupo Teatro Anônimo se dedica à pesquisa técnica e artística no que define de Teatro Popular Circense.
(DC, 12/08/2009)