21 ago Prefeito conhece técnica dinamarquesa de túnel imerso
O prefeito Dário Berger, o vice-prefeito João Batista Nunes, e secretários municipais conheceram na manhã desta quinta-feira, (20/08), a técnica de uma empresa dinamarquesa especializada na construção de túneis imersos (IMT) em todo o mundo, que poderá ser a solução para uma quarta ligação entre a Ilha e o Continente. O engenheiro civil Jorgen Holst, da Cowi Tunnel, detalhou os diferentes tipos e tecnologias para esses equipamentos, que já funcionam ou estão em fase de construção em 80 países.
O túnel subaquático faz parte do projeto Eixo Norte, uma via com dez quilômetros de extensão que ligará a avenida Beira-mar Norte com a BR-101 se tornando mais uma opção de entrada e saída da Ilha de Santa Catarina. Conforme o secretário de Obras, José Nilton Alexandre, a obra tem prioridade numero um para o prefeito e todas as alternativas técnicas estão sendo estudadas. A quarta ligação Ilha-Continente através de uma nova ponte enfrenta o problema do impacto de vizinhança com a ponte Hercílio Luz, tombada como patrimônio da humanidade. A solução para evitar esse impacto seria um túnel imerso ligando a Beira-mar Norte com a Beira-mar Continental.
O Eixo Norte é considerado pelo Prefeito Dário Berger fundamental para dividir o tráfego que obrigatoriamente flui pelas Pontes Colombo Salles e Pedro Ivo para entrar e sair da Ilha. Nos horários de pico essas vias estão saturadas e os congestionamentos inevitáveis. O novo complexo viário dividirá o acesso à parte insular da cidade, além de ser uma alternativa para o transporte coletivo, melhorando a mobilidade urbana da Capital.
(PMF, 21/08/2009)