04 ago O grande aeroporto de Santa Catarina
Do blog do Pancho (ClicRBS, 04/08/2009)
Imagine um terreno gigante equivalente a 2,2 mil campos de futebol dos grandes. Essa é a área que o governo estadual quer reservar, na região Nordeste do Estado, para a construção de um grande complexo aeroportuário. A informação foi repassada nesta segunda-feira pelo diretor técnico da SC Parcerias, Ricardo Stodieck, a diretores e conselheiros da Associação Empresarial de Blumenau (Acib). São 24 milhões de metros quadrados (o aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, teria 2 milhões, segundo Stodieck).
O ex-presidente da Acib também disse aos empresários que em todo o Sul do país não há outra área desse porte com capacidade de abrigar tamanho empreendimento. A localização não foi revelada. Sabe-se apenas que fica no meio do caminho entre Florianópolis e Curitiba e que no seu entorno estão 45% do PIB catarinense.
O projeto parece megalomaníaco. Stodieck diz que a ideia é fazer com que a iniciativa privada banque a estrutura e citou Hong Kong e Cingapura como exemplos de que a ideia pode dar certo. Segundo ele, o transporte de cargas teria atenção especial. O aeroporto seria interligado a uma ferrovia e serviria de ponto de saída de produtos exportados pelas empresas do Sul do país. Apesar de tudo isso, ainda não há um estudo finalizado de viabilidade para a estrutura.
Estima-se que o projeto completo seja executado em décadas. Se assim for, até dá pra imaginar alguma viabilidade.