Mercado de trabalho está mais aquecido para profissionais do turismo em Florianópolis

Mercado de trabalho está mais aquecido para profissionais do turismo em Florianópolis

Florianópolis promete ser uma boa opção para os que procuram empregos ligados à área de turismo e hotelaria na próxima temporada de verão. Além de ser a campeã do Estado para se fazer carreira e estar entre as 15 melhores do Brasil no mesmo ranking, segundo a Revista Você SA, a abertura de novos empreendimentos turísticos no norte da ilha traz oportunidades para quem atua na área. Mas isto não significa emprego fácil, é necessário estar bem preparado e qualificado.

O boom de profissionais bem qualificados em Jurerê Internacional, no Norte de Florianópolis, não é de hoje. Com um perfil de moradores classe A, refúgio de milionários do Brasil e inclusive do exterior, o local exige serviços especializados e de qualidade. No Jurerê Open Shopping, por exemplo, desde 2008 os lojistas fazem cursos de inglês para atendimento no comércio, com o intuito de se adequar ao perfil realmente internacional do balneário.

Com a abertura do Il Campanario Villaggio Resort, também em Jurerê Internacional, em dezembro do ano passado, o número de profissionais bem qualificados aumentou ainda mais na região, devido ao padrão de serviços oferecidos no hotel. “Nesta temporada, a previsão de contratos será maior já que a crise econômica está passando e todas as torres do resort estarão em funcionamento, diferente do ano passado, quando apenas metade dos apartamentos estava disponível para os hospedes”, explica o gerente Carlos Kiehl. Entre os meses de dezembro de 2008 a março deste ano, o hotel contava com uma média de 65 funcionários contratados, fora camareiras e auxiliares de limpeza extras.

Para ser recepcionista do Il Campanario, por exemplo, é necessário ter nível superior completo ou em andamento na área de Turismo e Hotelaria, inglês fluente e de preferência conhecimento em um terceiro idioma. Mas a responsável pelos recursos Humanos do resort, Deborah Ricci, acrescenta que além de qualificação profissional e experiência na área, é fundamental que os empregados se destaquem no quesito relacionamento humano, “para que o hotel consiga oferecer qualidade diferenciada de atendimento tanto para os hóspedes quanto para os proprietários”, destaca.

(Revista MakingOf, 19/08/2009)