Ilha cercada de palcos

Ilha cercada de palcos

O 16º Floripa Teatro inicia hoje e ocupa espaços espalhados por toda a cidade

Começa hoje, na Capital, o 16º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo. Ao longo das próximas duas semanas (até 23 de agosto), 13 espaços da cidade se transformarão em palco para grupos de todo o país.

A abertura oficial do festival será realizada hoje, às 15h, na Lona Centro, no Largo da Alfândega, com a apresentação do espetáculo Elas, do Humanidhas Trupe, de Jacareí (SP).

Além dos espetáculos nos teatros e lonas instaladas em algumas comunidades na Ilha e na região continental, haverá uma agenda paralela de eventos com apresentações ao ar livre em praças da cidade, oficinas gratuitas ministradas pelos participantes, lançamento de revista, encontro de teatro de rua, palestra, entre outras atividades. Ao todo, 193 artistas participarão do evento em Florianópolis, contribuindo para fazer a maior grade de programação da história do festival.

Trinta espetáculos foram selecionados para a mostra de 2009, que recebeu 242 inscrições de diversas regiões do Brasil – um recorde em relação às edições anteriores. Além desses grupos, duas companhias teatrais foram convidadas para fazer a abertura e encerramento do festival.

Este ano, o 16º Floripa Teatro vai contar com 13 espetáculos adultos, seis infantis e 13 peças de rua e circo-teatro, procedentes dos estados de São Paulo (20), Rio de Janeiro (5), Santa Catarina (2), Paraná (2), Goiás (1), Minas Gerais (1) e Rio Grande do Sul (1). Todos os grupos estão recebendo ajuda de custo, e os visitantes terão ainda hospedagem e alimentação.

O 16º Floripa Teatro é uma realização da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia S.A., Baesa – Energética Barra Grande S.A., Caixa Econômica Federal e Eletrosul – Centrais Elétricas S.A. (através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura). O evento conta com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura, via Funcultural, e da Unimed Grande Florianópolis (Lei Municipal de Incentivo à Cultura).

(DC, 11/08/2009)