Aula Magna da UFSC aborda a gestão integrada da Zona Costeira na ótica do direito ambiental

Aula Magna da UFSC aborda a gestão integrada da Zona Costeira na ótica do direito ambiental

O pesquisador francês Michel Prieur, um dos maiores nomes em Direito Ambiental do mundo, fala em Santa Catarina sobre o tema “A Gestão Integrada da Zona Costeira sob a Ótica do Direito Ambiental”. O assunto vai ser apresentado em três eventos. Em aula magna da UFSC, dia 4 de agosto, às 10h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), no dia 5, às 16h30, em palestra no Teatro Pedro Ivo, também em Florianópolis, e no dia 6, na Universidade Regional de Joinville (Univille), às 19h15.

O direito ambiental aplicado à gestão integrada da zona costeira é relevante para o Estado, pois uma grande parte das terras catarinenses se situa em zona costeira e sofre os impactos em seus ecossistemas das atividades econômicas, turísticas, de exploração petrolífera, da pesca e da organização do território habitado.

A presença do pesquisador no Estado é uma promoção da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e do Consulado da França em Santa Catarina, com apoio da Secretaria de Articulação Internacional do Estado de Santa Catarina e da Diretoria do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, através do Instituto Jurídico do Litoral.

Michel Prieur é professor emérito da Universidade de Limoges, França, diretor científico do Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Direito Urbano e Planejamento Urbano (CRIDEAU), presidente do Centro Internacional de Direito Comparado e do Meio Ambiente, e vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). É também consultor de organizações internacionais como o Conselho da Europa, a Unesco, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Outras informações com Mauro F. de Figueiredo pelo telefone (48) 3215-1234 ou com Andréa Soares pelo telefone (48) 3222-6001.

(Agecom, 04/08/2009)