19 ago A rua como o princípio
Portaria que proíbe os malabaristas nos semáforos da Capital em debate no Isnard Azevedo
O 16º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo começa hoje, às 9h30min, com o 2º Encontro de Teatro de Rua da Região Sul, uma ação para articular a rede nacional dos artistas que têm a rua como palco para sua expressão.
Conforme o diretor do ERRO Grupo, Pedro Bennaton, o encontro é uma oportunidade para que os grupos do país se conheçam facilitando assim a construção da rede nacional de teatro de rua. Outro tema que deve entrar na discussão é o formato das apresentações.
– Hoje, os espetáculos de rua são encenados nas tendas, o que descaracteriza a proposta. Também a portaria que proíbe a presença de malabaristas nos semáforos de Florianópolis deve entrar na pauta, porque a medida reverberou no meio artístico do país – observa Pedro.
A novidade na programação do festival hoje é o espetáculo O Princípio do Espanto, do grupo paulista Morpheus Teatro 12 que será encenado às 19h, no Teatro da Ubro.
Primeira produção independente do ator e dramaturgo João Araujo, a peça é baseada em suas pesquisas sobre o teatro de bonecos de manipulação direta. Nesta peça João conduz o boneco sozinho que se transforma numa espécie de máscara para o ator, que fica muito próximo do brinquedo.
Na história, um boneco se encanta com tudo que o cerca, o amor, a paixão, o desejo, o sucesso, o fracasso, mas, às vezes, perde o controle justamente por ignorar que não está sozinho. O condutor ajuda o boneco a se descobrir e a seguir suas inspirações.
Enquanto ouve suas necessidades, silencia seus impulsos e percebe os estímulos que lhe invadem a todo o momento, vendo no boneco um espelho.
João Araújo é um ator-bonequeiro e dedica sua pesquisa teatral às relações entre homem e boneco, entre o teatro de ator e o de animação.
O entrelaçamento e o convívio criativo entre as duas linguagens cênicas, aparentemente distintas, têm direcionado e inspirado sua prática artística.
(DC, 19/08/2009)