27 jul Repovoamento com frutíferas
Moradora de Florianópolis, Angelita Aparecida de Jesus, 36 anos, relembra que, quando criança, colhia goiabas e jambolões no pé. Hoje, diz para os filhos que os prédios tomaram o lugar das árvores. Para dar um pouco mais de verde à cidade, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) está plantando espécies frutíferas em algumas regiões da Capital.
O Programa Bosque das Frutíferas começou há dois anos e meio, no Bairro Agronômica, região central de Florianópolis. No projeto piloto, 100 mudas foram plantadas. Angelita passa pelo menos uma vez por semana no local e ainda não havia percebido os pés de goiaba, acerola, carambola e aroeiras que já estão crescidos.
– Agora vou observar e sou até capaz de pegar goiaba aqui – brincou.
O coordenador da Gerência de Praças, Arborização Pública da Floram, Luiz Pazini, diz que desde o começo do ano foram plantadas 160 mudas de árvores no Bairro Costeira, 120 no Bairro Saco dos Limões e 150 na Via Expressa Sul. O Parque de Coqueiros, região continental, também ganhou 14 mudas.
– Cortamos o mato, limpamos e plantamos. Além disso, procuramos cultivar espécies nativas, que quase não víamos mais, como a cabeludinha.
A comunidade que observar algum matagal ou área verde descuidada, que sirva para o programa, pode entrar em contato com a Floram pelo telefone (48) 3225-0322.
(DC, 27/07/2009)