10 jul Licitação do metrô será aberta
O processo de licitação do projeto do metrô de superfície da região da Grande Florianópolis foi discutido, ontem, em reunião no gabinete do secretário de Desenvolvimento Regional, Valter José Gallina, com a presença do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira.
No encontro, do qual participaram técnicos da gerência de Infraestrutura da SDR e da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos da prefeitura de Florianópolis, foram discutidos aspectos técnicos da licitação internacional que será aberta. Uma das questões é se o governo licita só o projeto ou o projeto e a obra.
Previsão de linha partindo de São José
O assunto continuará a ser debatido na próxima segunda-feira, durante reunião no Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), às 14h. Segundo Gallina, o metrô de superfície será importante para melhorar a mobilidade urbana na região da Grande Florianópolis, reduzindo congestionamentos e oferecendo uma modalidade de transporte moderna e confiável.
Estudos preliminares preveem uma linha que partirá de Barreiros, em São José, seguindo pela Beira-Mar Continental, passando pela Ponte Hercílio Luz, Mercado Público, por uma alça sob a Hercílio Luz e prosseguindo pela Beira-Mar Norte até a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Bairro Trindade.
(DC, 10/07/2009)