13 jul Igreja do Ribeirão da Ilha será restaurada
Reforma total da igreja do Ribeirão da Ilha custará R$ 1,5 milhão
Quando a imagem de Nossa Senhora da Lapa voltar para a igreja que leva o mesmo nome, a comemoração da comunidade do Ribeirão da Ilha, na Capital, deverá ficar completa. Os católicos da região poderão celebrar, com a festa da padroeira – nos dias 29 e 30 de agosto –, o anúncio da restauração da construção histórica, do século 18. A notícia veio no sábado, justamente enquanto a imagem, do século 18, percorre as capelas próximas. A obra deverá ter o investimento de R$ 1,5 milhão do governo do Estado para a primeira restauração.
A comunidade, que se encontrava descontente com a falta de atenção e preocupada com o prédio, está ansiosa para poder voltar a rezar na igreja. Desde que a construção – feita de argamassa de cal, óleo de baleia e pedras – foi interditada, em novembro do ano passado, por falta de segurança, a comunidade faz as celebrações no salão paroquial.
Num domingo de sol como ontem, as visitas ao patrimônio histórico são constantes. É comum ver noivos posando para fotos e filmagens e turistas lamentando não poderem conhecer o interior do prédio. Mário Soler e a família, que moram em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, passaram o dia todo no Sul da Ilha. Para eles, era imprescindível conhecer a igreja.
– A iniciativa da restauração é louvável. Não é um gasto, é um investimento – avaliou.
O coordenador da igreja, Zito Fraga, resumiu o sentimento dos moradores.
– A comunidade está agradecida e emocionada.
Os planos da comunidade não param na restauração. Depois de pronta a obra, deve ser criada uma equipe de manutenção.
(DC, 13/07/2009)