Guard-rail menor nas pontes

Guard-rail menor nas pontes

Altura será reduzida
Um trecho do guard-rail da Ponte Colombo Salles (que liga a Ilha de Santa Catarina à região continental da Capital) será colocado a 90 centímetros de altura em relação ao pavimento – 30 centímetros abaixo do atual 1,2 metro. O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) tem 15 dias para realizar a mudança. Após a conclusão da obra, a prefeitura deve aprovar ou não o teste em uma semana.
A colocação do guard-rail a 1,2 metro foi embargada, em fevereiro deste ano, pela prefeitura por prejudicar a visibilidade da Ponte Hercílio Luz. Até o ano passado, a altura da proteção variava entre 60 e 70 centímetros. Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) concluiu que o guard-rail não era seguro, obrigando o Deinfra a elevá-lo a 1,2 metro.
A prefeitura aprovou, ontem, para teste, a proposta do Deinfra de deixar a proteção de cima a 90 centímetros e a outra a 60 centímetros (altura atual). O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Rauen, e os engenheiros do Deinfra não souberam informar qual extensão do guard-rail será modificada neste teste. A estrutura deverá ser instalada próxima ao Continente, do lado direto da ponte. Se a proposta for aprovada, a proteção lateral será colocada nos dois lados da Colombo Salles e da Pedro Ivo Campos.
O projeto inicial de alteração dos guard-rails foi orçado em R$ 2,4 milhões. A empresa responsável pela obra, Armco Staco, irá arcar com os custos de retirada e recolocação da proteção. O representante da Armco em Santa Catarina, João Antônio Vieira, não soube precisar quanto será gasto nas alterações. Ele informou que o valor não é significativo.
(Luciana Ribeiro, DC, 22/07/2009)