09 jul Fapesc divulga pesquisas para controlar gases-estufa
As possíveis contribuições de Santa Catarina para reduzir a concentração dos gases causadores do Efeito Estufa e as conclusões de outros estudos serão apresentadas no Seminário de Avaliação dos Resultados de uma Chamada Pública, lançada pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
O evento acontece na sexta-feira, dia 10, entre 13h30 e 19h, na Sala de Reuniões do Ciram, na Epagri (Rodovia Admar Gonzaga, 1347, Bairro Itacorubi, Florianópolis/SC).
O seminário também servirá para que se analisem as possibilidades de utilização das tecnologias geradas pelos estudos e de obtenção de créditos de carbono, além de definir novas demandas de pesquisas. Mediante o Edital Redução dos Gases de Efeito Estufa, em 2006 foram escolhidas as melhores propostas capazes de minimizar a produção ou os efeitos dos chamados gases de efeito estufa, um dos vilões do aquecimento global. No mesmo ano, a Fapesc liberou R$ 983.971,30 para financiar as 14 pesquisas selecionadas e agora vai promover o evento para divulgar suas conclusões.
“A gente também vai publicar um livro com os resultados e com uma avaliação dos alcances sociais das pesquisas”, diz Adriana Dias, doutora em Gestão Ambiental da Fundação. Antes disso, no dia 10 de julho, o público poderá saber, dos responsáveis pelos estudos, quais os efeitos das variações climáticas na estocagem de carbono em turfeiras do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro; como controlar a poluição e a geração de energia por meio da biomassa; e como desenvolver sistemas comerciais de refrigeração com gás carbônico, entre outras novidades.
Confira a programação do seminário e detalhes dos projetos aprovados pelo Edital no endereço www.funcitec.rct-sc.br/ noticias.php?id=742.
Outras informações com o Dr. Zenório Piana pelo fone (48) 3215-1227 ou e-mail piana@fapesc.sc.gov.br.
(Fapesc, Planeta Universitário, 09/07/2009)