06 jul Cartão abastecido paga menos
Créditos ainda valerão por 60 dias para os usuários
Com adesivos ou cartazes improvisados, desde ontem os ônibus de Florianópolis já estampam nos vidros dos veículos o novo preço das passagens. Apesar do aumento, o segundo desde o início do ano, a maioria dos usuários do transporte coletivo ainda não sentiu a diferença no bolso.
Ontem, a passagem, que agora está R$ 0,10 mais cara, só foi cobrada dos usuários que pagaram em dinheiro. Quem utilizou os cartões eletrônicos, cerca de 80% dos passageiros, desembolsou o valor antigo. O crédito do cartão abastecido até domingo ainda valerá por 60 dias.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Transportes, João Batista Nunes, as empresas já estão autorizadas a cobrar o aumento. O presidente do Sindicato da Empresas, Waldir Gomes, não foi localizado pela reportagem, mas o diretor operacional da Transol, Roger Nascimento Silva, confirmou que os novos valores só serão descontados dos usuários que recarregarem seus cartões a partir de hoje.
A operadora de telemarketing Cláudia Regina dos Santos, de 31 anos, por exemplo, não pagou a diferença para se deslocar para o trabalho ontem. Moradora do Bairro Carianos, no Sul da Ilha, Cláudia reclamou, porém, da qualidade dos serviços oferecidos pelo sistema de transporte público da Capital.
– Eles cobram caro, mas não melhoram o atendimento – criticou.
O acordo que encerrou na madrugada de sexta-feira a paralisação de 68 horas dos motoristas e cobradores representou para os usuários de ônibus, somente este ano, um reajuste de 12% nos valores das passagens. O valor, totalizando o índice aplicado em janeiro e o de agora, é mais do que o dobro da inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou 2008 com alta de 5,9%.
(Nanada Gobbi, DC, 06/07/2009)