09 jul ALESC inaugura novos espaços e equipamentos de segurança nesta quarta
Dia 8 de julho, às 18h será reaberto ao público o hall principal do Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Nos últimos 90 dias, o local recebeu obras de reambientação, instalação de novos espaços e de equipamentos de segurança.
Acesso principal sendo preparado para a inauguração
Segundo a assessoria da ALESC, é a primeira vez, desde 1970, quando foi inaugurada, que a sede do Parlamento terá um acesso adequado e distinto para pedestres e veículos. O presidente da Casa Legislativa, deputado Jorginho Mello (PSDB), irá conduzir a inauguração oficial
Entre as novidades do Palácio Barriga Verde está a Galeria de Presidentes, com quadros de todos os deputados que já estiveram no comando do Parlamento estadual. Também no hall principal funcionará o novo espaço da biblioteca do Legislativo, antes localizada no quarto andar. O espaço foi equipado com seis computadores e sistema digitalizado, facilitando as pesquisas do público e sua interação com o Poder Legislativo. Novas publicações foram adquiridas para a biblioteca, que irá dispor de uma sala com climatização especial para o acervo. A Galeria de Artes Meyer Filho, que abriga dezenas de exposições todos os anos, também será reaberta.
Sobre Segurança
A segurança no acesso ao Parlamento, principal motivador das obras, recebeu atenção especial. Foi construída uma entrada diferenciada para veículos e pedestres que irá beneficiar o grande público que frequenta a Casa. O novo balcão de atendimento aos visitantes trará a acessibilidade como marca, prevendo o ingresso de todos, inclusive cadeirantes. Ali será feita a identificação individual dos visitantes. Detectores de metal no acesso e um sistema de vigilância com câmeras e central de monitoramento completam os equipamentos de segurança.
Outra preocupação foi melhorar as condições do espaço para abrigar o grande público que comparece em eventos e nas principais votações da Casa. O hall principal do Parlamento catarinense terá, agora, nova iluminação e climatização, além de sistema de som adequado e telão para transmitir, em tempo real, as sessões plenárias e atividades legislativas.
(Marcelo Lubi, Ascom/Alesc, Jornal Metropolitano, 09/07/2009)