Iphan elabora plano de ação para as cidades históricas

Iphan elabora plano de ação para as cidades históricas

Municípios interessados em participar deste plano devem entregar suas propostas até 22 de junho.

Com o objetivo promover o desenvolvimento do município com sítios e conjuntos urbanos tombados, em processo de tombamento ou com lugares registrados como Patrimônio Histórico Cultural, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) elabora um Plano de Ação para as Cidades Históricas em conjunto com municípios e governos estaduais.

No documento serão definidas diretrizes, metas e estratégias para ações do poder público, dentre elas o norteamento de investimentos para as Cidades Históricas.

O Plano de Ação é um instrumento de gestão voltado para o Centro Histórico do município, considerando sua relação com o conjunto da cidade e da região, na perspectiva da promoção do desenvolvimento local. O Plano de Ação será instrumento de priorização de investimentos para as Cidades Históricas pelo Iphan, pelos Governos Estaduais e Municipais signatários.

Os municípios e governos estaduais que também queiram participar da elaboração deste plano devem entregar suas propostas até o dia 22 de junho. Os interessados deverão se manifestar junto a Superintendência do Iphan em seu Estado, assinar o Termo de Compromisso, e preencher a Ficha Consulta.

Maiores informações: sistema.nacional@iphan.gov.brwww.iphan.gov.br

(IPHAN, FCC, 04/06/2009)