01 jun Ingleses e Santinho ganham melhoria na iluminação pública e na pavimentação
Além da pavimentação e da nova iluminação, o bairro ganhou calçadas padronizadas.
Um benefício imediato que Florianópolis ganhou com a realização do Congresso Mundial de Turismo (WTTC) no Costão do Santinho foi a iniciativa da prefeitura de inaugurar obras de melhoria e ampliação da iluminação pública, às vésperas da realização do evento. Entre as áreas beneficiadas esteve a Avenida Vereador Onildo Lemos, próximo a igreja Matriz de Nossa Senhora dos Navegantes, no Santinho. Ao todo, foram substituídas ao todo na cidade, 1.329 luminárias, reatores e lâmpadas com rendimento cerca de 50% superior ao das existentes. Além do Santinho, foram beneficiados o trecho entre o Aeroporto Internacional Hercílio Luz Florianópolis e a Via Expressa Sul; da Prainha (Túnel da Via Expressa Sul) até a Avenida Beira-Mar Norte, e a Avenida Mauro Ramos.
Além disso, no mesmo dia em que a Ponte Hercílio Luz comemorou 83 anos, as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles tiveram inaugurado o sistema de iluminação de realce, que inclui 160 lâmpadas especiais, com 400 Watts cada, do tipo vapor metálico. As lâmpadas foram distribuídas em projetores nos pilares de sustentação das pontes, um total de sete projetores em cada pilar. O sistema deu destaque às estruturas de concreto, com feixes de luz azul direcionados da base para o alto dos pilares. A iluminação das passarelas externas das pontes foi revitalizada com a colocação de lâmpadas do tipo vapor de sódio (amarelas). O novo sistema foi feito através de um convênio entre Celesc Distribuição e prefeitura. A iluminação das vias e pontes integra um pacote. As vias contempladas foram escolhidas por favorecerem atividades econômicas importantes.
Os trabalhos de execução do convênio estão orçados em cerca de R$ 2,5 milhões. O custeamento está sendo feito pela Celesc Distribuição. Trata-se de uma compensação pela colocação das linhas de transmissão subterrâneas que vão atender a nova Subestação Florianópolis Agronômica. A parte da prefeitura inclui a realização dos serviços, que estão sendo efetuados pelo consórcio responsável pela manutenção da iluminação pública na capital. As empresas participantes incluem a Quantum, Sadenco e Enerconsult.
(Jornal Folha do Norte, 29/05/2009)