15 jun Governador faz vistoria na Hercílio Luz
Ponte está sendo reformada para ser reaberta ao tráfego na Capital
O governador Luiz Henrique da Silveira fará na manhã desta segunda-feira uma visita às obras da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.
Os técnicos do consórcio internacional responsável pelas obras vão mostrar o andamento dos serviços ao governador e a secretários de Estado. A reforma total da ponte deverá permitir o tráfego de veículos, pedestres, ciclistas em um sistema integrado com o projeto do metrô de superfície.
A ordem de serviço para a segunda e última etapa dos trabalhos foi assinada no início de dezembro de 2008, no Centro Administrativo, pelo vice-governador, Leonel Pavan.
As obras de recuperação foram divididas em duas fases. Na primeira, foram investidos R$ 22 milhões. Outros R$ 155 milhões estão sendo aplicados nesta segunda e última etapa – a mais importante, segundo o diretor do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Romualdo França, porque envolve a troca do sistema cortante (cabos de sustentação) e o reforço das fundações, consideradas obras problemáticas.
Projeto de metrô de superfície em andamento
A segunda etapa da obra está sob a responsabilidade do consórcio Florianópolis Monumento, formado pelo Grupo CSA, dos Estados Unidos, e a construtora Espaço Aberto, de Santa Catarina. Duas empresas francesas são parceiras na execução desta etapa: a Freissnet International e a Vinci.
Após a reabilitação, a ponte deverá estar novamente integrada ao sistema viário da Capital, respondendo por parte do trânsito de travessia entre a Ilha e o Continente, inclusive apta a receber um metrô de superfície, que interligaria o Continente até o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Bairro Trindade, que estava em fase de projeto.
(DC, 14/06/2009)