01 jun Floripa fora do Mundial
Florianópolis não terá jogos da Copa de 2014. O anúncio das cidades-sede foi realizado ontem, nas Bahamas, pela Fifa. A esperança entre os representantes do governo e da prefeitura virou frustração e críticas foram disparas contra a decisão.Todos argumentaram que a escolha não foi baseada em aspectos técnicos, mas sim por influência política. Florianópolis fora da Copa foi antecipada pelo colunista Cacau Menezes, no DC de 17 de maio.
Em nota, o governador Luiz Henrique afirmou que Florianópolis ficou fora por uma decisão política do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.
– Ele é responsável pela marginalização da cidade com as melhores condições e qualidade de vida entre todas as capitais – disparou o governador.
Para o prefeito da Capital, Dário Berger, não há outra explicação para o fato se não uma ação política.
– Temos os melhores índices sociais, acabamos de receber um evento mundial de turismo. Já provamos que somos capazes – afirmou.
Segundo o secretário-adjunto, Gilberto Saavedra, a ideia agora é fazer de Santa Catarina um parque turístico da Copa para receber as seleções que forem disputar jogos em cidades próximas, como Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, cobrou explicações e que o Estado não se contenta em ser colocado de lado.
O coordenador das ações da candidatura, Joceli de Souza, ficou surpreso:
– Sempre tivemos retorno positivo da Fifa. Por isso, acreditávamos que a decisão seria norteada pelo lado técnico, o que não ocorreu.
(Graziele Dal-bó, DC, 01/06/2009)