Capital realiza seminário para desenvolver ações de paz

Capital realiza seminário para desenvolver ações de paz

Com o objetivo de que professores, alunos, pais e a comunidade em geral compartilhem e vivenciem os princípios da Cultura de Paz, projeto desenvolvido pela Municipal de Educação de Florianópolis, começa nesta terça-feira (16/6), das 18h às 22h, o seminário Arte de Viver em Paz. Ministrado pela professora Zuleica Rodrigues Degane, o evento será realizado no Centro de Educação Continuada, na Rua Ferreira Lima, 82, Centro. O seminário terá continuidade no próximo dia 23, também das 18h às 22h.

Os encontros serão realizados em grupos de no máximo 30 participantes, formados por professores da rede municipal. De acordo com a Coordenadora do Projeto, professora Sueli Amália de Andrade, este seminário irá desenvolver metodologias em busca de uma Cultura de Paz, com abordagens das seguintes temáticas: a paz consigo mesmo, a paz com os outros e a paz com a natureza.

Para este projeto, a SME conta com a parceria de instituições como a Universidade da paz (UNIPAZ), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (SED).

O projeto Educação Para Cultura de Paz foi lançado em 2008, visando atingir crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados na rede municipal de ensino, bem como os profissionais da educação. A idéia é estimular educadores, alunos, pais e comunidade a praticarem alguns princípios básicos, entre os quais o de respeitar a vida, rejeitar a violência, redescobrir a solidariedade e preservar o planeta.

Outra ação do projeto é o Agente pela Paz, onde jovens, adolescentes e crianças são preparados para agirem como mediadores em conflitos nas unidades escolares. Qualquer aluno ligado a escolas da prefeitura pode se habilitar a ser um agente, desde que faça ações de solidariedade e contribua, por exemplo, com desenvolvimento de peças teatrais, redações, poesias e música em torno da paz.

(PMF, 16/06/2009)