15 maio WTTC: Choveram elogios e promessas
Se a missão do congresso é convencer da importância do setor turístico, que garante 10% do PIB global, o objeto parece ter se cumprido antes mesmo do primeiro painel do evento começar.
No discurso de abertura oficial, ontem à noite, no Costão do Santinho Resort, o presidente Lula assegurou o turismo como uma das prioridades do governo.
Em noite de vento e chuva, a abertura do congresso que reúne os maiores líderes globais do setor começou mais de uma hora depois do previsto devido a um atraso na chegada do presidente. A cerimônia de abertura teve discursos de políticos locais e nacionais e dos presidentes do WTTC, Jean-Claude Baumgarten e Geoffrey Kent.
– Por muito tempo o turismo foi desprezado no Brasil. Agora, estamos ávidos para recuperar o tempo perdido. Em tempos de crise mundial, nos quais países como EUA, Inglaterra e Alemanha estão sofrendo, o Brasil desponta como a economia mais estável do mundo. E depois da crise, quem vai querer investir em pais instável? – defendeu Lula.
O governador Luiz Henrique da Silveira confirmou a intenção de Lula em âmbito estadual, profetizando o término de empregos ligados a outras indústrias.
– Barack Obama disse: “Sim, nós podemos mudar”. E eu digo que o turismo é um alavanca para mudança do futuro.
Presidente diz que aeroporto é acanhado
Antes de assistir a uma apresentação especial do Balé Bolshoi, Lula finalizou o discurso desejando que a chuva que caiu o dia todo na Capital dê uma trégua hoje para que a trinca areia, caipirinha e camarão possa seduzir os potenciais investidores, que, ontem, circularam de capa e guarda-chuva pelo Costão de Santinho.
Em coletiva após a cerimônia, Lula respondeu sobre as melhorias necessárias na infraestrutura para atender o turismo, exemplo do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, na Capital.
– Melhorias em todos os aeroportos estão previsto no PAC. Reconheço que o aeroporto de Florianópolis está acanhado.
(DC, 15/05/2009)