WTTC anuncia os vencedores dos Prêmios de Turismo do Futuro de 2009

WTTC anuncia os vencedores dos Prêmios de Turismo do Futuro de 2009

Há cinco anos, o Prêmio Turismo do Futuro 2009 (Tourism for Tomorrow Awards 2009) é concedido pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) como forma de reconhecer e promover as melhores práticas no desenvolvimento do turismo sustentável em todo o mundo. O tema conquistou seu espaço e, pela primeira vez, fez parte da programação da Conferência Global sobre Viagens e Turismo, que chegou a sua 9ª edição e foi realizada em Florianópolis, de 14 a 16 de maio.

“Os vencedores deste ano formam um grupo heterogêneo, são instituições de diversos tipos de negócios, organizações e destinos que estão ajudando na evolução do turismo sustentável para novos níveis de inovação”, disse Costas Christ, Chairman da Comissão Julgadora do Prêmio.

“Pela primeira vez, tivemos a participação de uma empresa do setor de companhias aéreas, uma organização financeira de microcrédito, um dos maiores grupos hoteleiros do mundo e um importante destino de turismo no Caribe”, acrescentou Christ. “Atualmente, nós vemos práticas e princípios de turismo sustentável, nos mais diversos setores da indústria global de turismo”.

Confira os vencedores de 2009 são:

· Prêmio de gestão de destino – Grupo PUNTACANA, República Dominicana

· Prêmio de Conservação – NatureAir, Costa Rica

· Prêmio de Benefício à Comunidade – Zakoura Foundation for Micro-Credits, Marrocos

· Prêmio de negócio de turismo – Marriott International Inc, EUA e Global

O vencedor do Prêmio de Conservação, CEO do NatureAir, Alex Khajavi, expressou seu orgulho e alegria em ser a primeira companhia aérea vencedora do Prêmio de Turismo do Futuro 2009.

“A crise econômica é um alarme”, ele disse aos participantes da Conferência. “Precisamos mudar a forma de como fazemos as coisas. Esperávamos ter outros concorrentes nesta área, mas, infelizmente, este ainda não é o caso. A NatureAir é a única.”

Ed Fuller, Presidente e Diretor Administrativo do Marriott International Lodging, que ganhou o Prêmio de negócio de turismo global disse: “Este prêmio significa muito para mim, pessoalmente, mas também tem um grande significado para a Marriott Corporation.”

A Marriott venceu o prêmio em virtude de seu compromisso, em longo prazo, com a natureza e com as comunidades próximas aos seus hotéis e, principalmente, pela inovadora e ousada parceria socioambiental, de US$ 2 milhões, com o Governo do Estado do Amazonas para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, por meio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

“Nossa organização há anos foca na tentativa de fazer a coisa certa e o projeto da floresta tropical somente enfatizou nossas metas e as oportunidades para atender às comunidades locais”, disse Fuller.

O comitê para a seleção dos projetos foi mediado por Costas Christ, especialista em turismo sustentável e era composto por uma equipe de 11 profissionais internacionais de diferentes setores como: Jeanine Pires, Presidente da EMBRATUR, Graham Boynton, Editor de Viagens do The Telegraph Media Group e Fiona Jeffery, Presidente da World Travel Market & `Just A Drop`. A avaliação, composta por três etapas, incluiu ainda uma inspeção ao local de todos os finalistas.

Os Prêmios de Turismo do Futuro são endossados pelos membros do WTTC e de outras organizações. Eles são organizados em conjunto com dois parceiros estratégicos: a Travelport e The Leading Travel Companies Conservation Foundation e conta com outros dois patrocinadores adicionais: a Fairmont Hotels & Resorts e Rothschild Inc.

Contribuíram também a Adventure in Travel Expo, BEST Education Network, Rainforest Alliance, Sustainable Travel International, World Heritage Alliance, Reed Travel Exhibitions e World Travel Market.

(ABN, 19/05/2009)