13 maio Pontes de Florianópolis ganham sistema de iluminação
Inauguração será nesta quarta-feira
No dia em que majestosa Ponte Hercílio Luz comemora 83 anos, são as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles que ganham o presente. Será inaugurado às 18h desta quarta-feira o sistema de iluminação de realce. São 160 lâmpadas especiais — com 400 Watts cada, tipo vapor metálico — distribuídas em projetores nos pilares de sustentação (sete projetores em cada pilar).
Com isso, ganham destaque as estruturas de concreto, com feixes de luz azul direcionados da base para o alto. A iluminação das passarelas externas das duas pontes também será revitalizada com a instalação de lâmpadas vapor de sódio (amarelas). O sistema é resultado de um convênio entre Celesc Distribuição e prefeitura.
A iluminação das pontes faz parte de um pacote que inclui avenidas e rodovias da Ilha. A seleção das vias ocorreu por favorecerem atividades econômicas importantes.
Os serviços de melhoria e modernização contemplam a substituição de 1.329 luminárias, reatores e lâmpadas com rendimento cerca de 50% superior ao das existentes, em locais como o trecho entre o Aeroporto Internacional Hercílio Luz Florianópolis e a Via Expressa Sul; da Prainha (Túnel da Via Expressa Sul) até a Avenida Beira-Mar Norte; Avenida Mauro Ramos; e trecho entre as praias de Ingleses e Santinho.
Gasto está estimado em R$ 2,5 milhões
Os serviços necessários para a execução do convênio (projetos, aquisição de equipamentos, fiscalização e execução) estão orçados em R$ 2,5 milhões. Serão custeados pela Celesc Distribuição como compensação pela implantação das linhas de transmissão subterrâneas que atenderão a nova Subestação Florianópolis Agronômica.
Cabe a prefeitura à realização dos serviços, que estão sendo efetuados pelo consórcio responsável pela manutenção da iluminação pública na Capital, formado pelas empresas Quantum, Sadenco e Enerconsult. O novo sistema é inaugurado às vésperas da abertura do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que acontecerá em Florianópolis de quinta até segunda-feira.
(Jornal de Santa Catarina, 13/05/2009)