20 maio Os 94 anos da Acif
Artigo escrito por Doreni Caramori Júnior – Empresário, presidente eleito da ACIF (DC, 20/05/2009)
Em maio, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) está completando 94 anos de fundação. Essa trajetória quase centenária teve início com um dos mais importantes empreendedores da cidade, Carl Hoepcke, e envolveu um número inestimável de empresários que se dispuseram a dedicar parte do seu tempo valioso, de forma voluntária, em prol do desenvolvimento da Capital. Olhando para trás, temos a certeza que não foi em vão, pois boa parte da situação privilegiada que temos hoje é resultado desse esforço. Mas uma cidade se constrói olhando para o futuro, tendo bem claro aonde queremos chegar e de que forma iremos alcançar esses objetivos.
E esse é o papel que a Acif tem buscado desempenhar: o de uma instituição atuante, que realiza uma imprescindível articulação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil. Para que esse trabalho não fique apenas na esfera do discurso, é necessário escutar as demandas dos diferentes segmentos, estudar os problemas e propor soluções concretas, viáveis, estratégia que se tornou o norte da associação. Basta lembrar, entre outras contribuições, o estudo chamado de PMF 2012, apresentado a todos os candidatos a prefeito em 2008. Ou, ainda, em nível nacional, a consistente proposta de reforma tributária.
No sábado, dia 23, quando vamos comemorar os 94 anos da Acif, haverá a posse da diretoria da entidade para o biênio 2009/2011. É importante destacar o movimento realizado para compor uma equipe que alia a experiência e a tradição ao dinamismo e às novas ideias. O grupo formado tem, entre outros atributos, a qualidade de conseguir agregar novos talentos e manter, seja nas diretorias executiva e nas regionais ou nos conselhos superior e fiscal, importantes nomes do empreendedorismo local que já fazem parte da história da associação. Partimos, portanto, para o rejuvenescimento da nossa entidade com o mesmo entusiasmo dos empreendedores que a fundaram.