12 maio Exemplo de empreendedorismo
A indústria turística é um dos segmentos mais pujantes da economia. Prova disso é o faturamento do setor, que alcança US$ 5 trilhões por ano. E pelo menos 230 milhões de postos de trabalho são criados em todo o mundo por causa da crescente demanda por serviços turísticos.
Além de novas vagas no mercado formal de trabalho, é cada vez maior, também, o número de jovens estudantes que sonha em abrir o próprio negócio.
As universidades têm se empenhado em formar profissionais empreendedores, dispostos a correrem o risco de abrir seus próprios negócios no setor.
Foi isso o que aconteceu, por exemplo, com Rebecca Sagula e o namorado, Felipe Swinerd.
O casal de empreendedores veio de São Paulo e decidiu abrir uma agência de viagens virtual (www.felipetrips.com.br), especializada em oferecer aos turistas paulistas viagens de fins-de-semana e feriadões.
– Vendemos o pacote completo via internet e nosso público-alvo são jovens de São Paulo que querem fazer viagens rápidas – destaca Rebecca, lembrando que o pacote inclui passagens aéreas, estadia e passeios.
A agência oferece destinos como Ilha do Mel (Paraná), Florianópolis, Itacaré (Bahia) e Ilha Grande (Rio de Janeiro).
– Nós dois fizemos, além da faculdade de turismo, cursos de guia turístico, e viajamos junto com os nossos clientes – explica Rebecca.
(DC, 12/05/2009)