05 maio Categoria de transporte pode entrar em greve
Nas três assembleias a serem realizadas hoje, a direção do Sindicato dos Trabalhadores (Sintraturb) defenderá a greve da categoria para ainda esta semana, segundo Deonísio Linder, secretário de finanças e assuntos jurídicos do sindicato.
A decisão foi tomada ontem, depois de uma negociação em que o sindicato das empresas de ônibus (Setuf) apresentou seis propostas para a categoria, cujo dissídio expira no final deste mês. Entre as propostas, duas pegam no bolso do Sintraturb.
Uma delas é a interrupção do pagamento do salário de cinco dirigentes do sindicato, pagos pelas empresas, mas que não trabalham no sistema e sim, para o sindicato. O salário varia de acordo com a função que exerciam na empresa. Se era motorista, por exemplo, recebe como motorista (piso de R$ 1.218).
– Quem deve pagar esses salários é o Sintraturb e não o Setuf, já que eles não trabalham para as empresas – afirmou Waldir Gomes, presidente do Setuf.
Setuf não contrataria novos funcionários
Outra posição polêmica do Setuf é a não-contratação de novos cobradores. O órgão se compromete a não demitir os atuais, mas caso eles deixem a empresa (por promoção, pedido de demissão ou demissão por justa causa), a empresa não contrataria um novo funcionário para a função.
A próxima rodada de negociação entre Setuf e Sintraturb está marcada para o dia 11. Mas o Sintraturb não quer conversa:
– Está cancelada qualquer conversa. Com essas propostas não tem diálogo – concluiu Deonísio Linder, do Sintraturb.
Propostas do Setuf
> Reajuste do salário baseado no INPC entre 1º de maio de 2008 e 30 de abril de 2009
> Reajuste do ticket-refeição baseado no IPCA (do mesmo período)
> Renegociar participação nos lucros
> Desconto assistencial (em folha equivalente a um dia e meio de trabalho transferido ao Sintraturb) só no salário dos trabalhadores sindicalizados ou aqueles que autorizarem por escrito
> Transferir para o Sintraturb o pagamento do salário de cinco dirigentes
>A não-contratação de novos cobradores
Fonte: Waldir Gomes, presidente do Setuf
(Cristina Vieira, DC, 05/05/2009)