18 maio Baumgarten prega a união dos pequenos
O debate sobre os rumos do turismo global também abre espaço para os pequenos municípios de SC. O presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, destacou ontem, na abertura do Fórum Catarinense dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, que 80% do impacto econômico do setor de viagem e turismo é resultado do trabalho de pequenas e médias empresas.
Os 20% restantes são das empresas que ele definiu como “os grandes figurões” do mercado. Diante da plateia formada por secretários municipais de turismo, Baumgarten pediu que os representantes de pequenas cidades valorizem a importância que cada um tem no segmento.
– Sua missão é mais importante do que vocês acreditam. Não fiquem tímidos, mesmo quando sua cidade só tem uma pequena agência de viagem ou um pequeno hotel – destacou.
Baumgarten elogiou a diversidade étnica e cultural catarinense, fator que potencializa o turismo do Estado diante de um maior interesse dos viajantes por nichos cada vez mais específicos.
– Vocês nem precisam concorrer um com o outro, porque cada região tem um pouco do que é único. Vocês não precisam concorrer, fiquem amigos – brincou com os representantes municipais.
Incentivos para o intercâmbio interno
E foi exatamente esta busca de uma maior união das cidades do Estado no âmbito do turismo que deu o tom ao primeiro dia do fórum. Na abertura do encontro, um vídeo produzido por uma equipe catarinense exibiu diferentes pontos turísticos do Estado.
Convidada do evento, a senadora Ideli Salvatti lembrou que também é preciso aprimorar o turismo interno.
– Precisamos de um aproveitamento melhor do próprio turismo interno em Santa Catarina. Se não conseguimos fazer o morador de Treze Tílias (no Meio-Oeste) visitar Bom Jardim da Serra (no Planalto Serrano), como vamos trazer o turista estrangeiro?
(Alexandre Lenzi, DC, 16/05/2009)