14 maio A importância do WTTC
Do blog de Moacir Pereira (14/05/2009)
A abertura solene do fórum do WTTC hoje, coloca Floranópolis neste fim de semana como a capital do turismo mundial.
A presença do presidente Lula na capital vai ampliar a divulgação nacional e internacional deste evento e contribuir para criar uma nova consciência em torno desta que é considerada a atividade econômica que mais gera empregos e mais democratiza as oportunidades de trabalho.
Foi o turismo que neutralizou em parte os efeitos da crise financeira mundial e a catástrofe de novembro no Vale do Itajaí. A atividade econômica manteve-se em alto nível durante a temporada, mantendo os índices da receita estadual.
O Congresso já traz benefícios para a população local. O Pavilhão de Eventos Tuguá do Costão do Santinho, construído para o WTTC, fica para sempre, criando novo espaço para eventos fora da temporada e elevando a taxa de ocupação dos hotéis na ilha de SC. Desde ontem as pontes Colombo Sales e Pedro Ivo oferecem um novo e belo visual noturno. Isto aumenta a auto-estima dos nativos. Melhorias foram executadas pela Prefeitura nas vias de acesso às praias dos Ingleses e do Santinho. A iluminação pública melhorou e vai dar mais segurança a todos.
Santa Catarina vai mostrar suas belezas e criar a possibilidade de investimentos de qualidade, pois aqui estarão os empresários dos principais setores ligados ao turismo.
A partir de hoje o Estado entra em outro patamar. Agora é torcer pelo êxito do evento e esperar que bons hotéis, áreas de lazer, marinas, campos de golfe, deques e trapiches. Facilita o acesso ao mar, desfrutar dos poderes mágicos do contato com a água, para desfrute da população local e dos turistas.
Exposição
Criativa, diferente, moderna e bem representativa. Assim ficou a exposição do Festival da Integração Multicultural Catarinense, aberto pelo governador Luiz Henrique, presidente do WTTC, Jean Claude Baungarten, vice Leonel Pavan, secretários e empresários, no Centrosul.
As nove regiões do Estado são mostradas com novos recursos da moderna tecnologia de comunicação, com paineis vistosos e peças novas a antigas que revelam algum potencial turístico de cada cidade catarinense.
Os organizadores levarão mais de 1.600 estudantes da Grande Florianópolis para visitar a mostra.
A Escola Bolshoi exibiu na abertura a peça “Príncipe Igor”, aplaudida com entusiasmo pela platéia.