29 abr Prefeitura de Florianópolis intensifica fiscalização de ligações irregulares de esgoto
Cerca de 20 equipes irão percorrer bairros da cidade nos próximos dois anos
A prefeitura de Florianópolis irá intensificar a fiscalização de imóveis que têm ligações irregulares ao sistema de esgoto. Cerca de 20 equipes de uma empresa contratada irão percorrer os bairros localizados no Continente, Canasvieiras, Ingleses, Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, Armação e Pântano do Sul.
Nos próximos dois anos, deverão ser fiscalizados mais de 40 mil imóveis com ligações irregulares. O objetivo é fazer com que estas residências integrem a rede de captação e tratamento. Técnicos da prefeitura e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) também irão atuar na fiscalização.
— Por incrível que pareça, as pessoas pagam pelo serviço mas não ligam seu esgoto na rede de tratamento — disse o prefeito Dário Berger.
Segundo o secretário de Obras do município, Átila Rocha, a intenção é fazer com que a qualidade de vida de quem mora nas regiões de praia melhore.
— Num primeiro momento, a ação da fiscalização vai ser orientar. E depois retornar para verificar se o problema foi sanado e aí sim, se não tiver sido sanado, vai ser aplicada notificação, multa e toda a legislação pertinente.
O projeto, que custará R$ 693.851, deve começar imediatamente. A intenção da prefeitura é de que a taxa de cobertura de esgoto na Capital vá dos atuais 50% para 62% em dois anos. Em quatro anos, a taxa deve subir para 75%.
(DC, 28/04/2009)