Duplicação da Via Expressa na promessa

Duplicação da Via Expressa na promessa

A duplicação de cerca de 20 quilômetros da BR-282, de Florianópolis a Santo Amaro da Imperatriz, continua em estudo pelo DNIT. Para a construção de quatro novas faixas, na entrada e saída da Capital, na chamada Via Expressa, a concorrência das obras sequer iniciou.
O tráfego diário na parte da Grande Florianópolis é de 15 mil veículos, aumentando significativamente no verão. Segundo o supervisor de obras emergenciais do DNIT na BR-282, engenheiro João José Vieira, as obras de contenção das encostas entre Palhoça e Alfredo Wagner devem ser concluídas em 60 dias. Ele considera a rodovia em boas condições.
O secretário de Estado do Turismo, Gilmar Knaesel, disse que as autoridades devem voltar a discutir a segurança nas estradas catarinenses para evitar tragédias. Mas para Knaesel, são fortes os indícios de que houve falha mecânica ou humana no acidente de Rancho Queimado.
400 mil argentinos teriam visitado o Estado neste ano
Neste ano, o secretário estimou que 400 mil turistas argentinos visitaram o Litoral catarinense. Destes, apenas 30 mil vieram de avião. A maioria viajou de carro ou de ônibus.
O cônsul da Argentina na Capital, Alberto Coto, frisou que o número é maior que em 2008, quando 210 mil argentinos estiveram no Estado.
O cônsul ressaltou que a conclusão da duplicação da BR-101 Sul será fundamental para melhorar o deslocamento dos turistas e pediu esforço maior dos governos nesse sentido. Coto classificou o acidente com o ônibus como uma catástrofe e enalteceu o atendimento e a solidariedade dados pelos catarinenses.
(DC, 26/04/2009)