25 mar Secretaria estuda novo corredor para ônibus
Opções são no Sul da Ilha, em Florianópolis, e o objetivo é reduzir o tempo de viagem do transporte coletivo
Na próxima sexta-feira, a prefeitura de Florianópolis deve colocar em teste o segundo corredor exclusivo para ônibus na cidade.
Ele vai possibilitar que os coletivos que saem do Centro para o Sul da Ilha economizem, em média, 20 minutos para chegar a seus destinos, de acordo com estudos de técnicos da Secretaria de Transportes e Terminais.
Há três propostas sendo analisadas. O secretário de Transportes, João Batista Nunes, deve escolher hoje qual entrará em vigor. As três opções tratam da instalação de cones sobre a pista, que formarão corredores exclusivos, no sentido Centro-bairros. Funcionarão entre 17h e 20h.
A prefeitura já experimentou o corredor exclusivo para ônibus na saída do Terminal de Integração do Centro (Ticen) no acesso à Ponte Colombo Salles (sentido Ilha-Continente). A experiência foi considerada bastante positiva pela administração municipal.
– Semana que vem, vamos pintar uma faixa branca, e esse será o nosso primeiro corredor. Aquela ali, não tem mais volta – afirmou o secretário de Transportes, João Batista Nunes.
Segundo ele, os corredores exclusivos para ônibus serão sempre diferenciados com faixas brancas pintadas na pista.
As opções
Trajeto 1
Ao chegar à segunda sinaleira da Via Expressa Sul, sentido Centro-bairros, todos os ônibus entram à esquerda e pegam a Avenida Jorge Lacerda, a principal da Costeira.
A pista se torna exclusiva para ônibus apenas no sentido Centro-bairros. São 2,2 quilômetros até chegar ao Trevo da Seta. No local, policiais organizam o trânsito, dando prioridade aos ônibus para que atravessem no sentido Aeroporto ou peguem a contramão, sentido Terminal Rio Tavares.
Trajeto 2
Os ônibus circulariam na contramão por uma pista da Via Expressa Sul, sentido Centro-bairro. Ela se tornaria exclusiva para ônibus. Ao chegar ao Trevo da Seta, o ônibus teria prioridade para contornar o trevo.
Trajeto 3
Os últimos 50 metros da pista da direita da Via Expressa Sul se tornariam corredor exclusivo para ônibus. Ao chegar ao Trevo da Seta, os ônibus pegam o fluxo normal do trânsito.
(Cristina Vieira, DC, 25/03/2009)