06 mar Emprego prorrogado até dia 13
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou ontem que a suspensão das 4.270 demissões da Embraer seja prorrogada até 13 de março.
Nesta data, acontece uma nova audiência de conciliação entre a empresa e os sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos e de Botucatu.
As informações são do próprio sindicato de São José dos Campos, onde fica a sede da fabricante de aviões. Segundo a entidade, a empresa manteve-se inflexível em audiência que aconteceu na manhã de ontem, em Campinas, e não quis apresentar propostas ou reverter as demissões. A audiência foi conduzida pelo presidente do TRT, desembargador Luiz Carlos Cândido Martins Sotero da Silva.
O sindicato informou ainda que, atendendo à determinação do TRT, a Embraer apresentou relatórios financeiros que, segundo seus representantes, justificariam as demissões. Já o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos apresentou um estudo econômico rebatendo as informações. Os documentos foram anexados ao processo.
Entre os dados citados no documento apresentado pelos sindicalistas, estão dados do site oficial da própria Embraer, como a estimativa de faturamento em torno de R$ 10 bilhões para 2008. A empresa teria em caixa R$ 3,6 bilhões.
(DC, 06/03/2009)