Dobra o número de casos de diarréia na Capital

Dobra o número de casos de diarréia na Capital

Registro chegou a 1,7 mil nos dois primeiros meses deste ano

O registro de casos de pessoas com diarréia dobrou nos dois primeiros meses de 2009 em Florianópolis, se comparado ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e fevereiro deste ano, 1.756 pessoas buscaram atendimento médico na cidade com o problema.

Com as altas temperaturas, é comum o aumento do número de pessoas com o problema, mas a Vigilância em Saúde da Capital, que unifica os trabalhos da vigilâncias Sanitária, Ambiental e Epidemiológica, investiga as possíveis causas do aumento expressivo dos casos durante esta temporada.

Ainda não se sabe o que pode estar causando o sintoma e as pesquisas continuam em andamento.

— Em nossa avaliação levantamos, quinzenalmente, dados sobre a água consumida, a balneabilidade e as amostras de pacientes. Nos resultados apresentados até agora não há nenhuma correlação do aumento de casos de diarréia com a água distribuída pela Casan, por exemplo — explica Ana Cristina Vidor, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Capital.

Qualidade

Segundo o bioquímico da Casan, Luiz Carlos Gomes, a indicação apresentada na cobrança do serviço de distribuição de água da Capital, de que nas avaliações da água no mês de fevereiro havia um tipo de coliforme — nocivo à saúde — não tem ligação com os casos de diarréia.

Gomes ressalta que o problema se restringiu à água distribuída nos bairros Saco Grande e Santo Antônio de Lisboa e já foi solucionado.

Saiba mais

O que é diarréia?
As principais características da diarréia são o aumento do número de evacuações e a perda de consistência das fezes, que se tornal aguadas. A diarréia pode ser um sintoma de intoxicação alimentar ou infecções de vírus ou bactérias. Ao apresentar alguma das características procure a unidade de atendimento de saúde mais próxima.
O que pode provocar os sintomas
— Excesso de sol
— Ingestão de alimentos mal conservados
— Ingestão de água não-tratada
— Falta de higiene. (Não lavar as mãos antes das refeições)
Evite a diarréia
— Beba muito líquido
— No calor, suspensa a ingestão de alimentos gordurosos
— Evite o sol depois das 10h e antes das 16h
— Não se esqueça de lavar as mãos várias vezes ao dia, especialmente antes das refeições
— Não deixe de ferver a água para beber

(DC, 06/03/2009)

Tags:
,