27 mar Catarinenses engajados no Hora do Planeta
Depois de Corupá, Itajaí e Capital, aderiram Joinville e Blumenau
Depois de Corupá, no Norte, e de Itajaí, no Vale, chegou a vez das maiores cidades do Estado se mobilizarem para o Hora do Planeta, projeto de uma ONG ambientalista que prevê o desligamento das luzes, amanhã, das 20h30min às 21h30min. Joinville, Florianópolis e Blumenau aderiram ao projeto.
Promovida globalmente pela Rede WWF, desde 2006, é a primeira vez que a Hora do Planeta será realizada no Brasil. O objetivo é chamar a atenção para a questão ambiental, sugerindo que cidades, empresas e cidadãos façam a sua parte desligando as luzes.
Municípios como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Curitiba já estavam confirmados. As prefeituras irão poupar energia de prédios públicos e pontos turísticos.
Na Capital, será desligada a iluminação da Ponte Hercílio Luz e da Praça XV de Novembro. Em Joinville, a prefeitura irá desligar a iluminação da Casa da Cultura, Estação Ferroviária, Museu de Arte e Museu Nacional de Imigração e Colonização.
Em Blumenau, o prefeito em exercício, Rufinus Seibt, confirmou ontem a participação do município no movimento Hora do Planeta. O prédio da prefeitura ficará com as luzes apagadas. Blumenau já se cadastrou entre as cidades que vão aderir ao ato, no endereço eletrônico www.horadoplaneta.org.br.
Em todo o mundo, a Hora do Planeta pretende atingir a adesão de 1 bilhão de pessoas, em mais de mil cidades. Quem quiser aderir pode se cadastrar no endereço eletrônico www.horadoplaneta.org.br.
(DC, 27/03/2009)